Vizela promove Cultur 2014 nos dias 25, 26 e 27 de julho

A Câmara Municipal de Vizela, com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT) e em colaboração com os municípios geminados de Caldas de Reis e Frontignan la Peyrade, vai acolher nos dias 25, 26 e 27 de julho o projeto “Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local no âmbito da geminação de cidades europeias”.

O projeto resulta da aprovação de uma candidatura ao programa europeu “Europa para os Cidadãos”, ação “Encontros entre cidadãos de cidades geminadas”.

Em Vizela estarão 17 franceses e 23 espanhóis, que trabalharão diretamente nas ações do projeto Cultur. No domingo, dia 27 de julho, chegarão de autocarro a maior parte dos participantes, cerca de 100, para as atividades de encerramento do projeto.

Tendo como tema central a “Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local no âmbito da geminação de cidades europeias”, durante o Cultur 2014 realizar-se-ão workshops sobre políticas europeias, termalismo e arte urbana.

Serão também desenvolvidas intervenções artísticas por toda a Cidade, numa espécie de extensão do projeto Kaldarte, que é desenvolvido todos os anos em Caldas de Reis.

O projeto Cultur 2014 desenvolve-se em simultâneo com o Festival Vizela, numa parceria que potencia a participação ativa da população no projeto.

Será um grande encontro e uma verdadeira festa da geminação.

As informações serão atualizadas no portal http://cultur2014.blogspot.pt/ e no facebook – www.facebook.com/FestivalVizela

PROGRAMA:

Sexta-feira, dia 25 de julho

Entrada Principal do Parque das Termas de Vizela (Rua Dr. Abílio Torres)

Cerimónia de abertura do Festival Vizela – Cultur 2014

Parque das Termas

Inauguração da Exposição – A caminho de Santiago

Workshop de políticas europeias – A estratégia 2020 aplicada ao território

• “A Cooperação Transfronteiriça 2014-2020”, Dra. Maria Geraldes, Diretora AECT – GNP.
  • “A Estratégia 2020: Cultura e Turismo” D. Xosé Lago, Subdiretor Geral Relaciones Exteriores e com a UE, Xunta de Galicia
  • Caso Prático: iniciativa “Rota do Românico” Dra. Rosário Correia Machado Diretora da Rota do Românico.
  • Caso Prático: iniciativa “High Tech 4 Nature” Dra. Isabel Pinheiro e Eng. Luís Ferreira – Rotarct de Vizela – Projeto Baiciência.

Fundação Jorge Antunes

Workshop sobre Arte Urbana – O que nos une?

• “O Projeto Kaldarte” – Juanjo Fuentes – Associacion Kaldarte;
  • “A arte urbana em Frontignan” – Gérald PRELLEZO – Município de Frontignan la Peyrade
  • “Rendez-Vous Cultural” – Ricardo Vieira – Câmara Municipal de Vizela

Workshop sobre Termalismo – O Termalismo como motor de desenvolvimento local

• “O Termalismo e o seu contributo para o desenvolvimento local” – Sr. Xavier Ballbé Mallol, Diretor do Observatório Nacional de Termalismo de Espanha;
  • “Termalismo no Sul de França” – Brigitte Lanet e Jessy Eydieux – Representantes das Termas Balaruc – Município vizinho de Frontignan la Peyrade (por confirmar)
  • “Termas de Vizela – Uma visão para o século XXI” – Grupo Tesal – Dra. Sandra Guimarães, Diretora Geral do Hotel Bienestar e Dr. Frederico Salgado, Médico Hidrologista

Outros eventos:

Vários locais da Cidade

Inauguração das Produções Artísticas KALDARTE VZ NEXO CR

Parque das Termas

Mostra de Produtos Regionais cidades geminadas / Arraial Minhoto.

Festival Vizela – Cultur 2014

www.facebook.com/FestivalVizela